Retorno da Festa Nacional do Colono é sucesso de público

Visitantes aprovaram a valorização do trabalhador rural durante os quatro dias de festividades
Data de inclusão: 23/07/2017 21:04

Um evento que traz o homem da cidade ao campo e valoriza as origens rurais. A 34ª Festa Nacional do Colono encerrou neste domingo (23) após reunir um público aproximado de 83 mil pessoas ao longo de quatro dias. Além dos shows nacionais que levaram multidões ao Parque do Agricultor, a festa também atraiu famílias inteiras durante o dia para aproveitar as atrações sob o sol de inverno.

A história de Luiz Cadori, 76 anos, está escrita na terra do Arraial dos Cunha. Colono com orgulho, ele ressalta a importância da festa para que a população urbana valorize o trabalho que ele e outros agricultores das 18 comunidades rurais de Itajaí desenvolvem diariamente. “Todo mundo que senta à mesa pra tomar o café tem que se lembrar do agricultor. Quem vive na cidade precisa ter consciência da importância dessa atividade”, avalia Luiz.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, César Reinhardt, o evento superou as expectativas. Ao desenvolver a festa com temática rural, o evento valoriza os colonos ao aproximá-los do público urbano. “O retorno da festa era muito esperado e já podemos sentir a grande expectativa para próxima edição. Temos um compromisso com as comunidades rurais”, garante.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, agradece aos agricultores, criadores de animais, tratadores e expositores que acreditaram no resgate da festa. “Itajaí é uma cidade portuária, pesqueira e também tem seu lado agropecuário. A Festa do Colono não pode morrer. Essa é nossa homenagem aos agricultores e seus familiares por um trabalho tão importante para todos”, reforça o prefeito.

A 34ª Festa Nacional do Colono teve uma programação repleta de muita música, gastronomia, apresentações culturais, exposição de animais e torneios. “Gostei muito de tudo, pois é importante mostrar o trabalho e as tradições dos colonos. Precisamos saber de onde vêm os produtos que pegamos nas prateleiras”, opina a arquiteta Flávia Sehn, 38.

O encerramento neste domingo foi tradicionalista ao som de Garotos de Ouro. O grupo colocou o público para dançar o melhor do vanerão.

A maior concentração de público foi no sábado à noite, quando cerca de 30 mil pessoas acompanharam ao clássico show de Zezé Di Camargo e Luciano, sendo que pelo menos outras 15 mil pessoas circularam durante o dia e mais 15 mil entre quinta e sexta-feira. No domingo, a população compareceu desde cedo para passar o dia em família. Ao todo, aproximadamente 23 mil pessoas participaram do último dia do evento.

O levantamento foi feito pela Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) por meio do controle da entrada de veículos na festa e também pelas imagens do drone da Secretaria de Segurança.

Retorno da Festa Nacional do Colono é sucesso de público