Servidores municipais recebem nova proposta para pagamento do reajuste

Correção do IPCA poderá ser paga no salário de julho, referente a junho
Data de inclusão: 17/05/2017 19:19

O prefeito Volnei Morastoni apresentou hoje (17) uma nova alternativa para reajuste salarial reivindicado pelos servidores públicos municipais. A proposta antecipa a aplicação do IPCA para os vencimentos de julho, referentes a junho. O Município de Itajaí mantém as mesas de negociações e o diálogo aberto com a categoria. Neste momento, o poder público busca um equilíbrio entre as perdas salariais e a situação orçamentária do município.

Durante a reunião, o prefeito Volnei apresentou um panorama da situação econômica de Itajaí e demonstrou a inviabilidade de conceder o aumento de 10% reivindicado pela categoria. Ele destacou que há dificuldades financeiras diante da baixa arrecadação (um terço do previsto para o período) e da crise em âmbito nacional, refletindo em cortes do repasse de verbas dos governos federal e estadual.

“A situação de Itajaí é peculiar e precisa ser investigada a fundo. Precisamos corrigir um sistema injusto, não retirar benefícios mas corrigir distorções”, pondera o prefeito ao informar que será está em vias de concluir a nomeação da Comissão de Reforma Administrativa. Dentro de curto prazo, será concluída a redução de cargos comissionados e a revisão completa dos planos de cargos e salários, auditoria na folha e recadastramento presencial de pessoal.

A proposta de reajuste do IPCA é historicamente utilizado como base na administração municipal e foi acatado pela Câmara de Vereadores neste ano. A oferta de pagamento para julho é uma resposta às negociações, visto que anteriormente o poder executivo oferecera o pagamento para agosto. Antecipando em um mês, a municipalidade ainda conseguirá manter o equilíbrio econômico do Município de Itajaí, para que não seja necessário efetuar pagamentos parcelados dos salários.

O Município também ofereceu o mesmo reajuste do IPCA para o vale alimentação, aplicado a partir de maio e quitado na folha subsequente. Em respeito à categoria, o executivo fez a proposta inédita de estabelecer maio como o mês base anual para reajuste e/ou revisão dos vencimentos.

Os servidores terão reunião na segunda-feira (22), quando avaliarão a proposta do Município de Itajaí.

Servidores municipais recebem nova proposta para pagamento do reajuste