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Relatório do mês de abril aponta redução de 82,5% em casos de falta d´água e de 88% em reclamações ligadas à água suja

Gráfico foi apresentado nesta sexta-feira (05/05) e aponta dados comparativos dos meses de janeiro e abril de 2017
Data de inclusão: 05/05/2017 15:24

O relatório mensal sobre o controle da qualidade da água foi apresentado pelo Administrador de Redes (T.I) do Semasa, Cláudio Prateat. No gráfico é possível ver que a redução dos casos de falta d´água é bastante significativa. Em janeiro, foram 439 registros, contra 77, agora no mês de abril, o que simboliza uma redução de 82,5%. Já nos dados referentes às reclamações de água suja, a redução é ainda maior – de 88%, saindo de 216 registros em janeiro, para 26 no mês de abril deste ano.

O estudo é bastante complexo, vem sendo realizado desde 2013 e mostra que em 2016, as reclamações de falta d´água vinham acompanhando a média dos outros anos, mas, a partir de novembro do ano passado, os índices tiveram uma grande elevação. “Devido ao aumento de pressão realizado na rede neste período, houve uma desestabilização de todo sistema de água da cidade. Conforme nota-se, pelo gráfico, com relação principalmente à turbidez da água (água suja), tivemos um pico em dezembro/2016- totalizando 723 reclamações”, comenta o Diretor Geral do Semasa, Marcelo Sodré.

Se compararmos os números apresentados em dezembro do ano passado, com abril deste ano, por exemplo, percebe-se uma queda significativa - de 723 (dezembro/2016) para 26 (abril/ 2017), no que diz respeito à água suja. “O gráfico mostra, nitidamente, que a equipe do Semasa conseguiu equalizar o sistema de água de nossa cidade. Salientamos, ainda, que os casos pontuais que ainda acontecem estão relacionados à realização de obras, que geram baixa pressão ou fechamento de registro, então, quando ocorre o retorno da pressurização da rede, pode acontecer alguma turbidez na água, na região onde foi realizado o serviço”, explica Marcelo Sodré.

A pesquisa continua e a intenção é apresentar os números, mês a mês. Técnicos do Semasa acreditam que a tendência é que as reclamações diminuam, ainda mais, no decorrer dos próximos meses e enfatiza que a autarquia está à disposição da comunidade para prestar todos esclarecimentos e oferecer, cada vez mais, um serviço de qualidade à população.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Luciana Leão
(47) 3344-9004

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